Secretaria de Saúde de Alagoa Grande recebeu caminhão do Projeto “Amigos do Peito”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoa Grande recebeu o caminhão do Projeto “Amigos do Peito”, Projeto este que viabiliza de forma inteiramente gratuita a realização do exame de mamografia para mulheres.
Através de pactuação realizada entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Projeto “Amigos do Peito”, Alagoa Grande realizou nesta quarta (22) e quinta (23) mais de 160 (cento e sessenta) exames de mamografias. As mulheres contempladas com o exame foram captadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, juntamente com suas respectivas Enfermeiras responsáveis, buscando atender parte da demanda necessária que existe no município.
A mamografia é um exame de imagem, podendo ser compreendida como um Raio X das mamas. É considerado padrão ouro para detecção precoce do câncer de mama. Durante a ação também foram oferecidos a população exames de sangue, HIV, glicemia, entre outros.
“Diante da preocupação que possui a Secretaria Municipal de Saúde do nosso município com a manutenção do estado de saúde de nossos munícipes, foi com imensa honra que executamos esse Projeto em nossa cidade, visando diagnosticar precocemente possíveis casos de câncer de mama, sabendo que este exame é fundamental para o início do tratamento, como também forma de conscientizar nossa população da necessidade dos cuidados de rotina realizados pela Atenção Básica.” destacou o Secretário André Fernandes.
Faz-se extremamente necessário ressaltar que ações como essa, voltadas para o público carente do município, façam parte de um conjunto de atividades que serão desenvolvidas no município de Alagoa Grande.
O Projeto Amigo do Peito teve uma parceria da Secretaria de Saúde do Município, Prefeitura Municipal e Governo Federal.